Na noite desta quarta-feira (18/01), a Associação Comercial e Empresarial (ACE), a Câmara de Dirigentes Lojista de Valença (CDL) e a o Sindicato do Comércio Varejista de Valença (SINCOMVAL) realizaram uma reunião com o objetivo de debater o funcionamento dos bancos na cidade de Valença. Foram convidados todos os gerente de bancos (BB, CEF, ASCOOB, Itaú, Bradesco, e Nordeste), além da Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura Municipal e Ministério Público.
A reunião foi direcionada pelo presidente da ACE, Ademir Costa, que questionou os problemas que o comércio enfrenta com os bancos. De acordo com Ademir, a discussão sobre as agências bancárias de Valença além da falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, tem problemas com a escassez de crédito e o péssimo atendimento ao cliente. Os vereadores Agostinho Santana, Clóvis Filho, Lorena Mercês e Adailton Francisco, que estavam presentes na reunião, lembraram da lei municipal n° 2.187 de 05 de outubro de 2011, conhecida como lei dos ’20 minutos’, e se colocaram à disposição para criar um sistema de cumprimento do que a lei prever.
A única representante de banco, Barbara Vaz, gerente do banco Itaú, afirmou que a fiscalização existe e que o Procon funciona muito melhor aqui em Valença até mesmo do que na capital. Continuou informando que a escassez de crédito é devido a situação atual do país, pela alta inadimplência e sugeriu uma campanha de recuperação de crédito. Concluiu dizendo que é importante ser montado um plano de ação em conjunto para que o problema seja resolvido.
|